Como produzir o óleo de coco virgem ou extravirgem?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)

Para produzir o óleo de coco virgem ou extravirgem é necessário que o coco esteja fresco e maduro. Ao ser partido, retire a polpa e bata com um pouco de água quente, a película escura deve ser retirada antes e não ser batida junto com a polpa.

Com o coco sem a polpa, rale-o, esprema a massa num pano até extrair ao máximo o leite de coco, pode também acrescentar água para extrair melhor o líquido. Deixe este leite descansar de um dia para o outro, ou então, ao notar que já houve a separação do soro da massa poderá continuar a produção. A massa branca deve estar na superfície enquanto o soro deve estar concentrado abaixo da massa.

Após notar este estado, descarte o soro. Coloque a massa branca em uma panela e leve ao fogo baixo. Conforme for fritando a massa, o óleo vai surgindo e ao mesmo tempo se separando. Assim que separar todo o óleo, espere esfriar e guarde num vidro, de preferência num recipiente de vidro escuro.

Não é necessário refrigerá-lo. Em dias quentes a característica do óleo de coco é líquida, e em dias frios, o óleo de coco se solidifica. Nos dois casos de temperaturas, o óleo de coco conserva seu sabor e seu aroma.

Após o primeiro uso para o preparo de alimentos fritos, é recomendável guardá-lo numa embalagem de vidro, longe da luz solar e em temperatura ambiente. Caso o óleo de coco estiver amarelado, não o reutilize. Se estiver num bom aspecto, você poderá reutilizá-lo para outros preparos de refeições, mas antes precisa ser coado para retirar os resíduos, assim não perderá suas características naturais.

*Imagem extraída da internet

Comprar Óleo de Coco

zp8497586rq
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 3 votes)
Como produzir o óleo de coco virgem ou extravirgem?, 4.0 out of 5 based on 4 ratings